JS Corporex - шаблон joomla Mp3

Clamar.org

Artigos

ORAÇÃO DE CONFISSÃO



"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração." (Tg 4:8)

Etimologicamente a palavra confissão vem do Latim Confessione e, significa: confidência;desabafo;declaração dos próprios erros ou culpas , o que vem a salientar o importante significado deste ato, ato este que se torna vital em nosso relacionamento com o Pai.

Passemos a analisar uma oração feita por Daniel que contêm algumas informações que poderão nos dar uma visão bem amplificada deste aspecto da oração.

1) Voltar-se para Deus (vv.3)

A primeira atitude que deve se tomar é exatamente a de voltar-se para Deus, Moisés deu instruções a Josué dizendo: “e não te desviarás de todas as palavras...nem para esquerda nem para direita...” ( Dt 28:14 ).
“...com panos de saco e cinza...” era um ato comum da época quando alguém se encontrava em profunda tristeza e desolação. O pesar pelo pecado faz com que o homem se volte para Deus, o saber da sua culpa o torna sensível e propenso ao arrependimento.

2) Reconhecimento da Culpa (vv. 4 -16 )

Daniel inicia sua oração proclamando a Fidelidade de Deus para com os que o obedecem(vv.4) , isso é essencial para se compreender o contexto de suas próximas palavras.
Aqui vemos um autêntico caso de oração por identificação, esta é uma oração de aspecto coletivo que tem por objetivo o perdão dos pecados , Daniel ora como se ele tb fosse participante dos pecados dos seus conterrâneos , ele se coloca como o representante da nação para apresentar a Deus suas iniqüidades e, analisando o teor de sua oração podemos identificar que o que ele apresenta a Deus é a:

Rebeldia
a. por se afastar dos mandamentos;
b. por não dar ouvidos aos profetas que falaram aos antepassados
Daniel tinha consciência de que tudo que o povo de Israel estava sofrendo eram conseqüências provenientes da desobediência a Deus.
Os que servem a Deus e o obedecem podem tb ser levados para o cativeiro mas, a benção de Deus permanece sobre ele.

3) Clamor por perdão (vv.17-19)

Depois de ter tomado a iniciativa de se voltar pra Deus reconhecendo a culpa tanto dele quanto de toda a nação , culmina então no seu objetivo , pedir a Deus o perdão.
Uma característica interessante podemos notar nas palavras de Daniel, ele clama ao Senhor não baseado nas suas justiças ou em nada que a princípio poderia diminuir a culpa mas, pede ao Senhor por amor de Seu próprio Nome, por sua grande misericórdia.
A igreja por sua vez tem à disposição o sangue do cordeiro que é eficiente e suficiente para nos purificar e perdoar os pecados.

Fechamento

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração." (Tg 4:8)

 

 



 

You have no rights to post comments